A INTERAÇÃO DISCIPLINAR...
É a forma de articular, de abordar as disciplinas.
São estratégias para reunir as possibilidades de produção de conhecimentos das diversas áreas em seus vários componentes curriculares.
Em uma perspectiva INTERDISCIPLINAR
Em uma perspectiva Interdisciplinar mais de uma disciplina se reúne em um projeto comum, a partir de um planejamento que as relacione.
Durante o processo, elas trocam conhecimentos e enriquecem ainda mais as possibilidades de novos aprendizados e compreensão do que está sendo estudado, pesquisado.
Como resultado, há um novo saber, que neste caso está menos fragmentado e, com certeza, mais dinâmico. Essa abordagem traz sentido para a aprendizagem para os alunos, traz significado à experiência escolar.
TRANSDISCIPLINAR
O conhecimento não tem fronteira disciplinar.
Trata-se de um nível complexo, superior de interação entre os conhecimentos das disciplinas. Uma integração contínua e ininterrupta.
Não há mais disciplinas segmentadas, mas o propósito da vida e do conhecimento. É a relação complexa dos diversos saberes sem que um seja mais importante do que outro. É um processo dialógico onde as relações disciplinares, não estão mais em foco, não são mais importantes.
Algumas escolas de orientação holística trabalham o conhecimento de forma transdisciplinar, com práticas que envolvem as áreas de tal forma que nem as percebemos enquanto limite entre um saber e outro. Ainda é uma proposta distante de nossa realidade, onde a maior parte das escolas brasileiras seriadas trabalham o conhecimento fragmentado apesar das tentativas de algum trabalho interdisciplinar.