A BNCC nos convida a refletir sobre o que vamos ensinar, para que possamos desenvolver competências e habilidades que garantam a formação integral de nossos alunos. Por isso, este é um dos principais pontos que o educador deve levar em consideração no momento em que estiver planejando aula.
Isso porque, esse olhar nos remete a rever a organização curricular utilizada em nossa escola e quais as metodologias que escolheremos para que tudo seja possível e o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz.
Parece, à primeira vista, que pensar nos tempos escolares e na organização dos espaços físicos não seja algo que mereça a atenção necessária, pois os tempos da escola (horários de aula, números de aulas para cada área do conhecimento, ano letivo, calendário) e os espaços (organização das carteiras, divisão dos ambientes) já são determinados.
Mas o tempo e o espaço são estruturantes para a cultura escolar, são ordens a serem aprendidas e influenciam diretamente na dinâmica social e cultural. Aprendemos com o tempo e com os lugares. São ferramentas pedagógicas e, portanto, devem nos orientar enquanto estivermos planejando aula.
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