domingo, 12 de fevereiro de 2023

O QUE É EDUCAÇÃO?

 

Carta dos Chefes dos Índios das Seis Nações

Texto extraído do livro o que é educação. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (1995 - Pág. 8-9)

Texto: Educação? Educações: Aprender com os Índios

“... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.

Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa.

... Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou como conselheiros.

Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão oferecemos aos nobres senhores de Virginia que nos enviem alguns dos seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos, deles, HOMENS.”

EXISTE UMA ÚNICA EDUCAÇÃO?

Comentário:

O texto nos convida a refletir sobre a pluralidade, a diversidade do conceito de “educação”. E quem nos chama a atenção é o chefe da tribo. Como a educação compreende as práticas sociais de diversos grupos, isso nos mostra a sua diversidade. Os diferentes processos educacionais existem em função da diferença entre as comunidades e a forma como cada uma funciona socialmente.

Educações: um conjunto de processos que constituem o nosso dia a dia. Em cada experiência cotidiana, deparamo-nos com a educação, isto é, lidamos com o ensino e o aprendizado.

Os fragmentos da carta mostram que “não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece …”. 

A educação pode ser uma forma “de tornar comum, como saber, como ideia, como crença, aquilo que é comunitário…”. Por meio dela, podem-se transferir, de geração a geração, os diversos conhecimentos que caracterizam uma sociedade, a maneira como ela interpreta a realidade, seus códigos e símbolos culturais, suas regras e condutas etc.

 “o educador imagina que serve ao saber e a quem ensina, mas, na verdade, ele pode estar servindo a quem o constituiu professor, a fim de usá-lo, e ao seu trabalho, para os usos escusos que ocultam também na educação – nas suas agências, suas práticas e nas ideias que ele professa – interesses políticos impostos sobre ela e, através de seu exercício, à sociedade que habita”.

PODEMOS CONCLUIR:



O Programa de ensino para os índios das seis nações era o mesmo do homem branco? Por quê?

Chamamos esse programa de ensino: Currículo.

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