domingo, 26 de março de 2023

EXEMPLO DE ATIVIDADE TRANSDISCIPLINAR

 

Exemplo de atividade transdisciplinar

Para compreender o ensino transdisciplinar, vamos pensar em uma atividade realizada na horta de uma escola. Ao preparar a terra, plantar e cuidar dos alimentos semeados, as crianças podem aprender sobre biologia, geografia e ciências. Também podem usar a matemática para calcular a quantidade de sementes ou de tempo para as plantas crescerem e podem aprender sobre alimentação saudável e cuidados com o corpo. Estudar o ciclo da água (Ciências) para plantar alguns vegetais em terrários, Realizar leituras de manuais para plantio e cultivo, pesquisar em sites o valor nutricional dos alimentos... estaríamos utilizando outras habilidades relacionadas à leitura (Língua Portuguesa) para desenvolver o projeto.

Essa abordagem no tratamento do conhecimento, de interação dos saberes é muito mais prazeroso, além de fazer maior sentido, pois conta com práticas contextualizadas de ensino estimulando a busca pelo conhecimento, práticas cooperativas, a criatividade, a reflexão e o pensamento crítico. O que leva a todos desenvolver uma compreensão sobre a realidade e os conhecimentos.

INTERAÇÃO DISCIPLINAR IMAGEM


 

QUER SABER MAIS:
https://youtube.com/watch?v=ecHthcVkc6c&feature=shares
CANAL FABIANA FIRMINO
PEDAGOGIA PARA CONCURSO

INTERAÇÃO DISCIPLINAR E EXERCÍCIO

 

RETIRADO DO BLOG: https://organizacaocurricularept.wordpress.com/2010/11/24/interdisciplinaridade-o-que-e-isso/ Em 26/03/2023

Interdisciplinaridade: o que é isso?

24 de novembro de 2010

Conceitos de Interdisciplinaridade

Baseado nos conceitos apresentados no texto Interdisciplinaridade: o que é isso? de Jairo Gonçalves Carlos

Partindo do conceito geral proposto pelo autor que interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do saber, consegue-se entender que uma atitude do interdisciplinar do professor deve partir do entendimento de como a sua disciplina se relaciona com as outras e procurar colocar isto em suas práticas em sala de aula. É muito comum atualmente encontrarmos professores que repetem os conteúdos sem saber que já foram abordados. Isto ocorre pela falta de diálogo entre os professores e muitas vezes entre o professor e seus alunos, que desconhece o todo da turma em que ela está trabalhando, para existir esta atitude interdisciplinar o professor tem que estar aberto para o diálogo e a interação entre todos.

Pensando assim a palavra-chave para a obtenção da interdisciplinariedade é o diálogo.

A interdisciplinaridade pode acontecer em níveis diferentes, foi para distinguir tais níveis que termos como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade foram criados.

Autor: clarissaprevedello

1 -  COMPLETE COM A INTERAÇÃO DISCIPLINAR CORRETA (EXERCÍCIO COM GABARITO)

A)      “Se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas”. ____MULTIDISPLINAR____

 

B)      “Observamos a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior”. ______PLURIDISCIPLINAR____

 

C)      Há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso se trata de uma ação coordenada”._____ INTERDISCIPLINAR_____

D)      Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas do sistema de ensino inovado”. ____TRANSDICIPLINAR____

INTERAÇÃO DISCIPLINAR

 

INTERAÇÃO DISCIPLINAR

FORMAS DE ABORDAR E ARTICULAR AS DISCIPLINAS

A partir do conceito atual de currículo, observamos que, segundo a atual definição, as disciplinas (componentes curriculares), ou melhor, os conhecimentos devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Mas o que isso significa?

Podemos dizer que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens de integração disciplinar, mecanismos, concepções de integração entre os conhecimentos, ou seja, respectivas áreas e componentes curriculares.

Vamos partir para o termo DISCIPLINA.

Qualidade de disciplinar, do que diz respeito a uma disciplina, a uma área do conhecimento, a uma matéria ensinada em uma instituição de ensino

É dar limites ao espaço, ao campo de trabalho e pesquisa. Trabalhar de forma disciplinar seria direcionar o "olhar" a partir de uma única ótica, um único direcionamento, único foco... para um único componente curricular.

OUTRO TERMO: MULTIDISCIPLINAR

COMO SE AS DISCIPLINAS FOSSEM ILHAS. É O QUE OCORRE NO MODELO TRADICIONAL, TRABALHAM COM OS CONTEÚDOS ALEATORIAMENTE SEM ENCADEAMENTO.

EXEMPLO:CADA DIA O ALUNO TEM TRÊS AULAS. AULA DE BIOLOGIA, AULA DE MATEMÁTICA E AULA DE GEOGRAFIA. (Aula de Genética, aula de Função, Aula de Espaço geográfico. Conteúdo que estão desconexos uns com os outros. Os professores não têm a preocupação de relacionar os conhecimentos... Há ênfase no conteúdo.

O ESTABELECIMENTO DE ENSINO TRABALHA COM UM TEMA. NO ENTANTO, CADA DISCIPLINA, CADA COMPONENTE CURRICULAR, TRABALHA SEPARADAMENTE DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Multi



*NUMEROSOS

Existe uma temática comum.

Não existe relação, nem cooperação entre as disciplinas

Não ocorre uma sobreposição de saberes.

Exemplo: Projeto Uma Cultura de Paz. 

A História trabalha na História, a Sociologia trabalha na Sociologia... separadamente.

OUTRO TERMO: PLURIDISCIPLINAR 

Acontece uma troca tímida entre os professores, ENTRE AS MATÉRIAS, mas nada organizado, conjunto, integral. Segue o mesmo modelo da Multi.

Simples interação 

Simples transferência de informações


*MUITOS/ VÁRIOS/ PLURALIDADE/ IDEIA DE MAIS DE UM

O ESTABELECIMENTO DE ENSINO TRABALHA COM UM TEMA.OS COMPONENTES CURRICULARES COOPERAM ENTRE SI EM FUNÇÃO DO TEMA, MAS ESSAS TROCAS NÃO SÃO ORGANIZADAS, VISANDO UM TRABALHO COLETIVO EM TERMOS DE OBJETIVOS, TAMBÉM.

Quando as disciplinas estabelecem uma cooperação entre si.

Exemplo: Projeto Violência na Escola. A temática é dialogada entre as disciplinas. Vão buscar pontos em comum entre as disciplinas.

Há uma cooperação entre os professores, mas não é de forma coordenada, os professores se sentam esporadicamente para dialogar entre esses pontos, realizam trocas mesmo que ainda não sejam organizadas. Sua finalidade ainda é multidisciplinar

OUTRO TERMO: INTERNDISCIPLINARIDADE 

AQUI HÁ UM INTERCÃMBIO MÚTUO, OU SEJA, TROCA RECÍPROCA, AS DISCIPLINAS TÊM INTERCÃMBIO, DIVERSOS CONHECIMENTOS COORDENADOS, ORGANIZADOS, PLANEJADO DE FORMA INTERATIVA E CONJUNTA ENTRE AS MATÉRIAS E É ALGO RECÍPROCO.

METODOLOGIA COMUM A TODOS. OS PROFESSORES USAM UMA ÚNICA METODOLOGIA COMUM A TODOS, ALÉM DE MÉTODOS A PARTE. PERMANECEM AS DISCIPLINAS COM INTERESSE PRÓPRIO. MANTEM SUAS PARTICULARIDADES, MAS TRABALHAM DE FORMA MÚTUA.

EXEMPLO. TEMA EPIDEMIA, PANDEMIA E ENDEMIAS.

AS MATÉRIAS ENVOLVIDAS NESTE PROJETO TRABALHARAM ESTE TEMA, MAS MANTERÃO ALGUMAS PARTICULARIDADES.


Integração entre as disciplinas

Ação comunicativa interdisciplinar eficiente (efeitos de uso compartilhado entre as disciplinas).


NESTE MOMENTO, OS COMPONENTES CURRICULARES DIALOGAM DE FORMA COORDENADA, PLANEJAMENTO MAIS COESO, DUAS OU MAIS DISCIPLINAS TRABALHAM JUNTAS.

Inter * INTERIOR DE DOIS/ INTERCÂMBIO/ RECIPROCIDADE

Existe cooperação e diálogo entre as disciplinas.

Existe uma ação coordenada

Existe uma ação organizada. Existe cooperação e diálogo constante entre as disciplinas. É indispensável, sendo a mais discutida na implantação de um processo inteligente de construção do currículo da sala de aula. O conhecimento passa de algo setorizado para algo integrado, onde as disciplinas interagem entre si.

OUTRO TERMO: TRANSDISCIPLINARIDADE

HÁ UMA INTERAÇÃO GLOBAL DAS DIVERSAS CIÊNCIAS. 


*ATRAVÉS/ ALÉM DE/ ATRAVESSA

Trans 

Cooperação entre todas as disciplinas e interdisciplinas.

Você não consegue identificar onde começa e termina determinada disciplina. A integração entre elas é tão grande que a forma de tratar o tema, por estar tão integrada, trabalha o conhecimento como um todo. É o processo mais avançado de interação entre as disciplinas.

QUEM QUISER SE APROFUNDAR:

https://youtube.com/watch?v=c6gnwoMtvSE&feature=shares

(CANAL PEDAGOGIA CONCURSEIRA)

https://www.youtube.com/watch?v=yaiPTHguy68


domingo, 19 de março de 2023

CURRÍCULO DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA

 

Currículo

O currículo teve diversas definições ao longo da história educacional, decorrentes de contextos históricos variados e, claro, da finalidade da educação em cada um deles, sendo um dos fatores de maior influência na qualidade do ensino.

Para entendermos, precisamos considerar suas diferentes dimensões: social, política, econômica e cultural.

Definições

O currículo pode ser identificado como o plano de estudo. Neste caso, significa um pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou curso.

Em termos práticos como escreve Ribeiro (1989), "o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar." Este conceito de currículo muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.

Procurando traduzir novas concepções, ainda Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover."

Mas o currículo não é só uma planificação, um plano, um registro. Ele é também uma prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.

Atualmente,  currículo é considerado como um conjunto de experiências, vivências e atividades convergentes na escola para objetivos educacionais e, por isso, estas devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar por  facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que, segundo BORSA, 2007 p.2. "é na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e à suas próprias potencialidades."

Abrangência

                   Sentido amplo

Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo, o "currículo escolar abrange todas as experiências escolares". "É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola" (Jamesom Hicks). "São todas as experiências dos alunos que são aceitas pela escola como responsabilidade própria" (Ragan). "São todas as atividades através das quais o aluno aprende". (Hounston).

                   Sentido restrito

"O currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino." Aqui reforçamos a presença de dois outros conceitos importantes: o de plano de estudo como listas de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano. E o de programa de ensino em relação aos conteúdos correspondes a cada matéria.

 

BOBBITT, Franklin. Curriculum Making in Los Angeles. Chicago: University of Chicago Press, 1922.

 COLL, Cesar. Psicologia e Currículo, São Paulo: Ática, 1996. 

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

 RIBEIRO, Victoria Maria Brant A questão da qualidade do ensino nos planos oficiais de desenvolvimento da educação: 1955/1960. Em Aberto, Brasília, ano 8, n.44, p.35-44, out./dez. 1989.
 SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA. T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 

TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/135/115

domingo, 12 de março de 2023

EXERCÍCIO

 1 - Escreva se é currículo formal, real ou oculto:

Este currículo é representado pelas influências que afetam a aprendizagem do aluno e o trabalho do professor provenientes das experiências culturais, dos valores e significados trazidos pelas pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola, ou seja, das práticas e experiências compartilhadas em escola e nas salas de aula. São todas as manifestações em ambiente escolar. São as simbologias que formam o ambiente escolar, que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel. _________________________.

É idealizado pela prática do professor, ou a reação do aluno ante ao que está sendo apreendido e retido pelos mesmos, através de um projeto pedagógico e um plano de ensino. É a execução de um plano, é a efetivação do que foi planejado, mesmo que neste caminho aconteça mudanças, intervenção da própria experiência dos professore.. É o planejamento e ação. ___________________.

(atitudes/ comportamentos/ valores/ orientações) É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência e a espontaneidade a várias práticas, comportamentos, atitudes, gestos, percepção que vigoram no ambiente social e escolar. ______________________.

É aquele que existe em toda instituição de ensino, sendo o mesmo elaborado por órgãos políticos administrativos ou nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais, funcionando como referência básica a toda organização, prescrição ou orientação do currículo escolar garantido uma educação de qualidade a todos os cidadãos. É tudo aquilo que é determinado pelo sistema de ensino. ____________________________.


NÍVEIS DE CURRÍCULO

 

Níveis de currículo

Alguns estudos realizados sobre currículo a partir das décadas 1960 a 1970 destacam a existência de vários níveis, tipos, manifestações do Currículo: formal, real e oculto.

O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdo das áreas ou disciplina de estudo. Também conhecido como currículo prescrito. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes. Aparece, por exemplo, nas diversas formas de diretrizes curriculares (nacionais, estaduais, de educação especial etc.) e constitui-se de um conjunto de conhecimentos que a escola e o sistema de ensino julgam imprescindíveis para os(as) estudantes em determinada disciplina ou em determinado ano escolar.


imagem  http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html

O Currículo Real esse conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar. Ele é composto, por exemplo, de todas aquelas adaptações feitas cotidianamente pelo professor que percebe que um determinado assunto despertou o interesse dos(as) estudantes, ou das estratégias usadas para aproximar a temática de suas realidades.   é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

imagem http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html

O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.

É constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares. São os conhecimentos adquiridos fora da escola, com a família, os amigos; ou, ainda, no espaço escolar, nas brincadeiras dos corredores, na forma de dispor as carteiras, na maneira de se comportar diante de professores(as) e colegas etc.

 

imagem http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html

Resumindo: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito)

 

FONTE: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html