domingo, 26 de março de 2023

INTERAÇÃO DISCIPLINAR

 

INTERAÇÃO DISCIPLINAR

FORMAS DE ABORDAR E ARTICULAR AS DISCIPLINAS

A partir do conceito atual de currículo, observamos que, segundo a atual definição, as disciplinas (componentes curriculares), ou melhor, os conhecimentos devem ser trabalhados de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Mas o que isso significa?

Podemos dizer que a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens de integração disciplinar, mecanismos, concepções de integração entre os conhecimentos, ou seja, respectivas áreas e componentes curriculares.

Vamos partir para o termo DISCIPLINA.

Qualidade de disciplinar, do que diz respeito a uma disciplina, a uma área do conhecimento, a uma matéria ensinada em uma instituição de ensino

É dar limites ao espaço, ao campo de trabalho e pesquisa. Trabalhar de forma disciplinar seria direcionar o "olhar" a partir de uma única ótica, um único direcionamento, único foco... para um único componente curricular.

OUTRO TERMO: MULTIDISCIPLINAR

COMO SE AS DISCIPLINAS FOSSEM ILHAS. É O QUE OCORRE NO MODELO TRADICIONAL, TRABALHAM COM OS CONTEÚDOS ALEATORIAMENTE SEM ENCADEAMENTO.

EXEMPLO:CADA DIA O ALUNO TEM TRÊS AULAS. AULA DE BIOLOGIA, AULA DE MATEMÁTICA E AULA DE GEOGRAFIA. (Aula de Genética, aula de Função, Aula de Espaço geográfico. Conteúdo que estão desconexos uns com os outros. Os professores não têm a preocupação de relacionar os conhecimentos... Há ênfase no conteúdo.

O ESTABELECIMENTO DE ENSINO TRABALHA COM UM TEMA. NO ENTANTO, CADA DISCIPLINA, CADA COMPONENTE CURRICULAR, TRABALHA SEPARADAMENTE DE ACORDO COM OS CONTEÚDOS E OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Multi



*NUMEROSOS

Existe uma temática comum.

Não existe relação, nem cooperação entre as disciplinas

Não ocorre uma sobreposição de saberes.

Exemplo: Projeto Uma Cultura de Paz. 

A História trabalha na História, a Sociologia trabalha na Sociologia... separadamente.

OUTRO TERMO: PLURIDISCIPLINAR 

Acontece uma troca tímida entre os professores, ENTRE AS MATÉRIAS, mas nada organizado, conjunto, integral. Segue o mesmo modelo da Multi.

Simples interação 

Simples transferência de informações


*MUITOS/ VÁRIOS/ PLURALIDADE/ IDEIA DE MAIS DE UM

O ESTABELECIMENTO DE ENSINO TRABALHA COM UM TEMA.OS COMPONENTES CURRICULARES COOPERAM ENTRE SI EM FUNÇÃO DO TEMA, MAS ESSAS TROCAS NÃO SÃO ORGANIZADAS, VISANDO UM TRABALHO COLETIVO EM TERMOS DE OBJETIVOS, TAMBÉM.

Quando as disciplinas estabelecem uma cooperação entre si.

Exemplo: Projeto Violência na Escola. A temática é dialogada entre as disciplinas. Vão buscar pontos em comum entre as disciplinas.

Há uma cooperação entre os professores, mas não é de forma coordenada, os professores se sentam esporadicamente para dialogar entre esses pontos, realizam trocas mesmo que ainda não sejam organizadas. Sua finalidade ainda é multidisciplinar

OUTRO TERMO: INTERNDISCIPLINARIDADE 

AQUI HÁ UM INTERCÃMBIO MÚTUO, OU SEJA, TROCA RECÍPROCA, AS DISCIPLINAS TÊM INTERCÃMBIO, DIVERSOS CONHECIMENTOS COORDENADOS, ORGANIZADOS, PLANEJADO DE FORMA INTERATIVA E CONJUNTA ENTRE AS MATÉRIAS E É ALGO RECÍPROCO.

METODOLOGIA COMUM A TODOS. OS PROFESSORES USAM UMA ÚNICA METODOLOGIA COMUM A TODOS, ALÉM DE MÉTODOS A PARTE. PERMANECEM AS DISCIPLINAS COM INTERESSE PRÓPRIO. MANTEM SUAS PARTICULARIDADES, MAS TRABALHAM DE FORMA MÚTUA.

EXEMPLO. TEMA EPIDEMIA, PANDEMIA E ENDEMIAS.

AS MATÉRIAS ENVOLVIDAS NESTE PROJETO TRABALHARAM ESTE TEMA, MAS MANTERÃO ALGUMAS PARTICULARIDADES.


Integração entre as disciplinas

Ação comunicativa interdisciplinar eficiente (efeitos de uso compartilhado entre as disciplinas).


NESTE MOMENTO, OS COMPONENTES CURRICULARES DIALOGAM DE FORMA COORDENADA, PLANEJAMENTO MAIS COESO, DUAS OU MAIS DISCIPLINAS TRABALHAM JUNTAS.

Inter * INTERIOR DE DOIS/ INTERCÂMBIO/ RECIPROCIDADE

Existe cooperação e diálogo entre as disciplinas.

Existe uma ação coordenada

Existe uma ação organizada. Existe cooperação e diálogo constante entre as disciplinas. É indispensável, sendo a mais discutida na implantação de um processo inteligente de construção do currículo da sala de aula. O conhecimento passa de algo setorizado para algo integrado, onde as disciplinas interagem entre si.

OUTRO TERMO: TRANSDISCIPLINARIDADE

HÁ UMA INTERAÇÃO GLOBAL DAS DIVERSAS CIÊNCIAS. 


*ATRAVÉS/ ALÉM DE/ ATRAVESSA

Trans 

Cooperação entre todas as disciplinas e interdisciplinas.

Você não consegue identificar onde começa e termina determinada disciplina. A integração entre elas é tão grande que a forma de tratar o tema, por estar tão integrada, trabalha o conhecimento como um todo. É o processo mais avançado de interação entre as disciplinas.

QUEM QUISER SE APROFUNDAR:

https://youtube.com/watch?v=c6gnwoMtvSE&feature=shares

(CANAL PEDAGOGIA CONCURSEIRA)

https://www.youtube.com/watch?v=yaiPTHguy68


Nenhum comentário:

Postar um comentário