Currículo
O currículo
teve diversas definições ao longo da história educacional, decorrentes de
contextos históricos variados e, claro, da finalidade da educação em cada um
deles, sendo um dos fatores de maior influência na qualidade do ensino.
Para
entendermos, precisamos considerar suas diferentes dimensões: social, política,
econômica e cultural.
Definições
O currículo
pode ser identificado como o plano de estudo. Neste caso, significa um pouco
mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de
estudos, um nível de escolaridade ou curso.
Em termos
práticos como escreve Ribeiro (1989), "o plano curricular concretiza-se na
atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram
de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos
de escolaridade que tal plano pode contemplar." Este conceito de currículo
muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922),
evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos
os fatores que nele interferem.
Procurando
traduzir novas concepções, ainda Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição
mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino aprendizagem,
incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou
conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a
promover."
Mas o currículo
não é só uma planificação, um plano, um registro. Ele é também uma prática em
que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias,
os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto e nele
adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.
Atualmente, currículo é considerado como um conjunto de
experiências, vivências e atividades convergentes na escola para objetivos
educacionais e, por isso, estas devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar
e transdisciplinar por facilitar o
processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que, segundo BORSA, 2007
p.2. "é na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer
ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios
éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola depositam-se expectativas,
bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e à suas
próprias potencialidades."
Abrangência
Sentido amplo
Segundo Samuel
Rocha Barros, em sentido amplo, o "currículo escolar abrange todas as
experiências escolares". "É a totalidade das experiências de
aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola" (Jamesom Hicks).
"São todas as experiências dos alunos que são aceitas pela escola como
responsabilidade própria" (Ragan). "São todas as atividades através
das quais o aluno aprende". (Hounston).
Sentido restrito
"O
currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado
curso ou grau de ensino." Aqui reforçamos a presença de dois outros
conceitos importantes: o de plano de estudo como listas de matérias que devem
ser ensinadas em cada grau ou ano. E o de programa de ensino em relação aos
conteúdos correspondes a cada matéria.
BOBBITT, Franklin. Curriculum Making in Los
Angeles. Chicago: University of Chicago Press, 1922.
COLL, Cesar. Psicologia e Currículo, São
Paulo: Ática, 1996.
MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões
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RIBEIRO, Victoria Maria Brant A
questão da qualidade do ensino nos planos oficiais de desenvolvimento da
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out./dez. 1989.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e
didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico.
Campinas: Autores Associados, 1994.
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