domingo, 19 de março de 2023

CURRÍCULO DEFINIÇÃO E ABRANGÊNCIA

 

Currículo

O currículo teve diversas definições ao longo da história educacional, decorrentes de contextos históricos variados e, claro, da finalidade da educação em cada um deles, sendo um dos fatores de maior influência na qualidade do ensino.

Para entendermos, precisamos considerar suas diferentes dimensões: social, política, econômica e cultural.

Definições

O currículo pode ser identificado como o plano de estudo. Neste caso, significa um pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou curso.

Em termos práticos como escreve Ribeiro (1989), "o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos letivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar." Este conceito de currículo muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os fatores que nele interferem.

Procurando traduzir novas concepções, ainda Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo: "Plano estruturado de ensino aprendizagem, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover."

Mas o currículo não é só uma planificação, um plano, um registro. Ele é também uma prática em que se estabelece o diálogo entre os agentes sociais, os técnicos, as famílias, os professores e os alunos. O currículo é determinado pelo contexto e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas.

Atualmente,  currículo é considerado como um conjunto de experiências, vivências e atividades convergentes na escola para objetivos educacionais e, por isso, estas devem ser trabalhadas de forma interdisciplinar e transdisciplinar por  facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, uma vez que, segundo BORSA, 2007 p.2. "é na Escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo; nela adquirem-se os modelos de aprendizagem, a aquisição de princípios éticos e morais que permeiam a sociedade. Na escola depositam-se expectativas, bem como as dúvidas, inseguranças e perspectivas em relação ao futuro e à suas próprias potencialidades."

Abrangência

                   Sentido amplo

Segundo Samuel Rocha Barros, em sentido amplo, o "currículo escolar abrange todas as experiências escolares". "É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola" (Jamesom Hicks). "São todas as experiências dos alunos que são aceitas pela escola como responsabilidade própria" (Ragan). "São todas as atividades através das quais o aluno aprende". (Hounston).

                   Sentido restrito

"O currículo escolar é o conjunto de matérias a serem ministradas em determinado curso ou grau de ensino." Aqui reforçamos a presença de dois outros conceitos importantes: o de plano de estudo como listas de matérias que devem ser ensinadas em cada grau ou ano. E o de programa de ensino em relação aos conteúdos correspondes a cada matéria.

 

BOBBITT, Franklin. Curriculum Making in Los Angeles. Chicago: University of Chicago Press, 1922.

 COLL, Cesar. Psicologia e Currículo, São Paulo: Ática, 1996. 

MOREIRA, A. F. B. (Org.). Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

 RIBEIRO, Victoria Maria Brant A questão da qualidade do ensino nos planos oficiais de desenvolvimento da educação: 1955/1960. Em Aberto, Brasília, ano 8, n.44, p.35-44, out./dez. 1989.
 SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/ método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1994.

SILVA. T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 

TYLER, Ralph. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo, 1974. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/135/115

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