Níveis de currículo
Alguns estudos realizados sobre
currículo a partir das décadas 1960 a 1970 destacam a existência de vários
níveis, tipos, manifestações do Currículo: formal, real e oculto.
O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino, é expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdo das áreas ou disciplina de estudo. Também conhecido como currículo prescrito. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes. Aparece, por exemplo, nas diversas formas de diretrizes curriculares (nacionais, estaduais, de educação especial etc.) e constitui-se de um conjunto de conhecimentos que a escola e o sistema de ensino julgam imprescindíveis para os(as) estudantes em determinada disciplina ou em determinado ano escolar.
O Currículo Real esse conjunto de
conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no
dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre
professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas
maneiras de pensar. Ele é composto, por exemplo, de todas aquelas adaptações
feitas cotidianamente pelo professor que percebe que um determinado assunto
despertou o interesse dos(as) estudantes, ou das estratégias usadas para
aproximar a temática de suas realidades.
é o currículo que acontece dentro da sala de aula com professores e
alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de
ensino.
imagem http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html
O Currículo Oculto é o termo
usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o
trabalho dos professores. O currículo oculto representa tudo o que os alunos
aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos,
gestos, percepções, que vigoram no meio social e escolar.
É constituído por todos os
saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam
por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos
conhecimentos escolares. São os conhecimentos adquiridos fora da escola, com a
família, os amigos; ou, ainda, no espaço escolar, nas brincadeiras dos
corredores, na forma de dispor as carteiras, na maneira de se comportar diante
de professores(as) e colegas etc.
Resumindo: currículo real (em ação), currículo oculto
(implícito) e currículo formal (prescrito)
FONTE: http://catalogo.egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html
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