Defendem que a sociedade é dividida em classes antagônicas que sob a forma de luta de classes opõe burguesia ao proletariado.
Entende que essa é uma luta que se trava nas relações de produção, que são relações de exploração.
Discute que a educação é um instrumento de discriminação social, na medida que reforça e legitima a marginalização cultural escolar.
Afirma que escola cumpre seu papel no processo de reprodução do capitalismo.
Critica os processos de convencimento, adaptação e repressão da hegemonia dominante.
Faz contraposição ao empirismo e ao pragmatismo das teorias tradicionais.
Crítica à razão iluminista e racionalidade técnica e à escola como reprodutora da hegemonia dominante e das desigualdades sociais (Michael Apple).
ESCOLA: é entendida como espaço socializador dos conhecimentos e saberes universais; local de articulação entre o ato político e o ato pedagógico.
CONTEÚDO: propõe conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social prática e dos processos de aprendizagem.
Fonte: Elaborado com base em Malta (2013) e Silva (2000)
PROFESSOR: relação interativa, ambos são sujeitos ativos na caminhada da aprendizagem.
ALUNO: é considerado participante ativo
AVALIAÇÃO: é entendida como meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica, para a reformulação /intervenção dessa
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