segunda-feira, 22 de maio de 2023

TEORIAS CRÍTICAS

 Defendem que a sociedade é dividida em classes antagônicas que sob a forma de luta de classes opõe burguesia ao proletariado.

 Entende que essa é uma luta que se trava nas relações de produção, que são relações de exploração.

  Discute que a educação é um instrumento de discriminação social, na medida que reforça e legitima a marginalização cultural escolar. 

 Afirma que escola cumpre seu papel no processo de reprodução do capitalismo.

  Critica os processos de convencimento, adaptação e repressão da hegemonia dominante. 

 Faz contraposição ao empirismo e ao pragmatismo das teorias tradicionais.

  Crítica à razão iluminista e racionalidade técnica e à escola como reprodutora da hegemonia dominante e das desigualdades sociais (Michael Apple). 

 ESCOLA: é entendida como espaço socializador dos conhecimentos e saberes universais; local de articulação entre o ato político e o ato pedagógico.

  CONTEÚDO: propõe conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social prática e dos processos de aprendizagem. 


Fonte: Elaborado com base em Malta (2013) e Silva (2000)

 PROFESSOR: relação interativa, ambos são sujeitos ativos na caminhada da aprendizagem. 

 ALUNO: é considerado participante ativo

  AVALIAÇÃO: é entendida como meio de obter informações sobre o desenvolvimento da prática pedagógica, para a reformulação /intervenção dessa

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