domingo, 7 de maio de 2023

TEORIAS TRADICIONAIS

 

TEORIAS TRADICIONAIS 

§ Procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral, acadêmica.

§ Propõe o ensino humanístico de cultura geral.

§ Centra-se na essência do intelecto, no conhecimento, homem constituído por uma essência imutável.

§ Estabelece o ensino de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno.

§ Propõe conteúdos enciclopédicos, são trabalhados descontextualizados, priorizando o aspecto intelectual, da disciplina.

§ O foco são os processos de aprendizagem, mas com o resultado e produto desejado.

 § Compreende que a criança / aluno possui a mesma capacidade de assimilação igual a de adulto, porém é menos desenvolvida.

§ A aprendizagem é receptiva, mecânica, sem considerar as características dos alunos.

§ O aluno é obrigado a aprender pelo próprio esforço sua plena realização pessoal, incentivando a competitividade.

§ Busca-se a eficiência, eficácia, qualidade, racionalidade, produtividade na escola, que deve funcionar como uma empresa.

§ ESCOLA: objetiva realizar a preparação moral e intelectual dos indivíduos para assumirem seu lugar na sociedade de trabalho (e de consumo).

§ CONTEÚDO: são entendidos como conhecimentos verdadeiros acumulados pela sociedade.

§ AVALIAÇÃO: valoriza aspectos quantitativos, memorização, produtividade. Preocupação com aprendizagem, notas, mensuração.

 § PROFESSOR: é centro do saber, a relação com os alunos é autoritária, técnica e disciplina.

 § ALUNO: é considerado tábula rasa, ser passivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário