TEORIAS TRADICIONAIS
§
Procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da
educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à
população uma educação geral, acadêmica.
§
Propõe o ensino humanístico de cultura geral.
§
Centra-se na essência do intelecto, no conhecimento, homem constituído por uma
essência imutável.
§
Estabelece o ensino de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação
do aluno.
§
Propõe conteúdos enciclopédicos, são trabalhados descontextualizados,
priorizando o aspecto intelectual, da disciplina.
§ O
foco são os processos de aprendizagem, mas com o resultado e produto desejado.
§ Compreende que a criança
/ aluno possui a mesma capacidade de assimilação igual a de adulto, porém é
menos desenvolvida.
§ A
aprendizagem é receptiva, mecânica, sem considerar as características dos
alunos.
§ O
aluno é obrigado a aprender pelo próprio esforço sua plena realização pessoal,
incentivando a competitividade.
§
Busca-se a eficiência, eficácia, qualidade, racionalidade, produtividade na
escola, que deve funcionar como uma empresa.
§
ESCOLA: objetiva realizar a preparação moral e intelectual dos indivíduos para
assumirem seu lugar na sociedade de trabalho (e de consumo).
§ CONTEÚDO: são entendidos como conhecimentos verdadeiros
acumulados pela sociedade.
§ AVALIAÇÃO: valoriza
aspectos quantitativos, memorização, produtividade. Preocupação com
aprendizagem, notas, mensuração.
§ PROFESSOR: é centro do
saber, a relação com os alunos é autoritária, técnica e disciplina.
§ ALUNO: é considerado
tábula rasa, ser passivo.
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