segunda-feira, 14 de agosto de 2023

MAPAS CONCEITUAIS

 

Desenvolvidos por Joseph Novak com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, mais precisamente em algumas ideias da teoria da Assimilação de Ausubel de modo geral, o mapeamento conceitual, mapas conceituais ou mapa de conceitos são esquemas evidenciando a relação entre os conceitos de um corpo de conhecimento. Um dos pontos marcantes dos mapas conceituais e que diferem eles dos organogramas e fluxogramas, é que não há um modo de leitura contínuo ou linear. Embora hajam algumas setas indicando direção nos mapas conceituais eles não indicam sequência ou temporalidade. Eles são diagramas de significados que podem expressar uma certa hierarquia entre conceitos.

   Também não devem ser confundidos com mapas mentais, estes são livres, não se ocupam das relações entre os conceitos e admitem sentenças extensas. Um mapa conceitual não procura classificar conceitos e sim relacioná-los e hierarquizá-los.

   Pode-se utilizar mapas conceituais para diversas atividades cognitivas. São eficientes como método de aprendizagem, por exemplo, ao ler um livro, assistir a um filme, palestra ou aula, este conhecimento poderá ser potencialmente assimilado ao se construir um mapa conceitual a seu respeito. Também pode ser utilizado como método expositivo em palestras, aulas, ou ser substituto de um texto para constituir um corpo de conhecimentos. Além disso, pode ser utilizado como método avaliativo, uma vez que ele expressa a compreensão própria da relacionabilidade entre conceitos de um corpo de conhecimentos.


Rafael Ramos Maciel
UPES







OBSERVAÇÃO
FALTOU UMA PERGUNTA PARA QUE QUALQUER PESSOA ENTENDA QUAL O OBJETIVO DESSE MAPA CONCEITUAL


Nenhum comentário:

Postar um comentário